Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Brasão de Santa Cruz do Rio Pardo
O brasão municipal foi instituído pela Lei 158 de 18 de dezembro de 1962, na gestão do prefeito Onofre Rosa de Oliveira, diz em seu Artigo 2º:
“O brasão de armas da cidade e Município de Santa Cruz do Rio Pardo terá as seguintes características – escudo redondo português, encimado por uma coroa mural. No primeiro quarto em campo de blau (azul) uma cruz latina de ouro e no segundo campo de goles (vermelho) uma faixa de prata ondulante. Como suporte: à destra um feixe de alfafa e à sinistra um ramo de algodão florido, ambos na sua cor natural. No listel de prata, em letras de goles (vermelho) a legenda latina: OMNIA IN BONUM OMNIUM.”
Simbologia do brasão de armas de Santa Cruz do Rio Pardo
Símbolos interiores:
Escudo redondo português, como são os das cidades lusas, para lembrar a nossa origem, com o seu formato consagrado e em uso nas cidades do Brasil.
Campos do escudo ou do brasão:
Primeiro brasão (azul) - é a libertação, a lealdade, a intrepidez, o zelo e a glória.
Segundo brasão, campo de goles (vermelho) - é a tenacidade, o espírito de sacrifício e a luta.
A cruz latina - é o símbolo da exaltação da fé que tem levado o povo de Santa Cruz do Rio Pardo às suas esplêndidas conquistas cívicas, culturais e religiosas.
Faixa ondulante - em heráldica os cursos d’água são simbolizados por uma faixa ondulante de prata e, nesta simbologia, é o Rio Pardo que constitui a base do sistema hidrográfico do município em que com os seus tributários vivifica a terra dadivosa.
Símbolos exteriores:
A coroa mural - é de prata e se apresenta com uma torre e duas ameias por ser este formato generalizado o seu uso no Brasil, é evocação do município.
O ramo de alfafa - simboliza uma das grandes culturas existentes no município que contribui para a sua economia.
O ramo de algodão - lembra uma das culturas que promoveu, também, a grandeza do Brasil, além de lembrar a capacidade realizadora da gente bandeirante, especialmente desta região, e a sua existência no município.
O ramo de algodão - lembra uma das culturas que promoveu, também, a grandeza do Brasil, além de lembrar a capacidade realizadora da gente bandeirante, especialmente desta região, e a sua existência no município.
O listel - no fundo do brasão se vê um listel de prata em letras de goles (vermelho), com a legenda, OMNIA IN BONUM OMNIUM (Tudo para o bem de todos) e as datas 20/01/1870 e 24/02/1876: data da fundação da cidade e de sua elevação à categoria de município, respectivamente.