.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento: 8h às 11h30 e das 13h00 às 16:30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Brasão de Santa Cruz do Rio Pardo

 

 

O brasão municipal foi instituído pela Lei 158 de 18 de dezembro de 1962, na gestão do prefeito   Onofre Rosa de Oliveira, diz em seu Artigo 2º:

 “O brasão de armas da cidade e Município de Santa Cruz do Rio Pardo terá as seguintes   características – escudo redondo português, encimado por uma coroa mural. No primeiro quarto em   campo de blau (azul) uma cruz latina de ouro e no segundo campo de goles (vermelho) uma faixa de   prata ondulante. Como suporte: à destra um feixe de alfafa e à sinistra um ramo de algodão florido,   ambos na sua cor natural. No listel de prata, em letras de goles (vermelho) a legenda latina: OMNIA   IN BONUM OMNIUM.”

 

Simbologia do brasão de armas de Santa Cruz do Rio Pardo

Símbolos interiores:

Escudo redondo português, como são os das cidades lusas, para lembrar a nossa origem, com o seu formato consagrado e em uso nas cidades do Brasil.

Campos do escudo ou do brasão:

Primeiro brasão (azul) - é a libertação, a lealdade, a intrepidez, o zelo e a glória.

Segundo brasão, campo de goles (vermelho) - é a tenacidade, o espírito de sacrifício e a luta.

A cruz latina - é o símbolo da exaltação da fé que tem levado o povo de Santa Cruz do Rio Pardo às suas esplêndidas conquistas cívicas, culturais e religiosas.

Faixa ondulante - em heráldica os cursos d’água são simbolizados por uma faixa ondulante de prata e, nesta simbologia, é o Rio Pardo que constitui a base do sistema hidrográfico do município em que com os seus tributários vivifica a terra dadivosa.

Símbolos exteriores:

A coroa mural - é de prata e se apresenta com uma torre e duas ameias por ser este formato generalizado o seu uso no Brasil, é evocação do município.

O ramo de alfafa - simboliza uma das grandes culturas existentes no município que contribui para a sua economia.
O ramo de algodão - lembra uma das culturas que promoveu, também, a grandeza do Brasil, além de lembrar a capacidade realizadora da gente bandeirante, especialmente desta região, e a sua existência no município.

O ramo de algodão - lembra uma das culturas que promoveu, também, a grandeza do Brasil, além de lembrar a capacidade realizadora da gente bandeirante, especialmente desta região, e a sua existência no município.

O listel - no fundo do brasão se vê um listel de prata em letras de goles (vermelho), com a legenda, OMNIA IN BONUM OMNIUM (Tudo para o bem de todos) e as datas 20/01/1870 e 24/02/1876: data da fundação da cidade e de sua elevação à categoria de município, respectivamente.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.