Atendimento ao público: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 16:30
Protocolo: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 16:30

OUVIDORIA CAMARA SANTA CRUZ DO RIO PARDO SESSOES CAMARA SANTA CRUZ DO RIO PARDO

1º PRESIDENTE DA CÂMARA REPUBLICANO | VEREADOR PADRE BARTHOLOMEU COMENALE

Terceiro vigário da história de Santa Cruz do Rio Pardo, o padre Bartholomeu Comenale ficou 12 anos à frente do vicariato da Igreja Matriz de São Sebastião, o primeiro templo religioso da cidade. Ele sucedeu Próspero Antonio Iorio, que também era italiano e naturalizado brasileiro. Antes, num longo período, um dos fundadores do município, padre João Domingos Figueira, comandou o catolicismo em Santa Cruz. Os historiadores Celso Prado e Junko Sato Prado conseguiram uma foto de Comenale. A imagem é 1890, exatos cinco anos antes do religioso deixar a cidade. Ela foi doada ao casal pelo engenheiro e memorialista Rosalvo Gizzi.

Créditos: jornal Debate, engenheiro e memorialista Rosalvo Gizzi, historiadores Celso Prado e Junko Sato.

Celio Guimarães: Assessor Legislativo