história

Subsídios ao estudo da história do legislativo municipal em Santa Cruz do Rio Pardo

A história moderna do nosso Legislativo começa após o fim da ditadura de Vargas, com a redemocratização do país e as eleições gerais realizadas depois de 1945. Nas primeiras eleições municipais que se seguiram a esse fato, foram eleitos os representantes do povo escolhidos pelo voto direto e que assumiram suas funções na Câmara do Município.

No recinto do Legislativo local, encontramos uma galeria de fotos de todos os presidentes da Câmara, a partir dessa época, figurando o dr.Ângelo Alóe como o primeiro deles, aos quais se seguiram Cyro de Melo Camarinha, Lucio Casanova Neto, Reinaldo Zanoni, Idarilho Gonçalves do Nascimento, Onofre Rosa de Oliveira, Otaviano Botelho de Souza, Derly Ribeiro, Anísio Zacura, Paulo Gilberto Machado Ramos, Fernando José Santos, Antônio Manfrin, Gastão Cid, Joaquim Severino Martins, Sebastião Botelho de Souza, José Miguel Saliba, José Eduardo Piedade Catalano, Antônio Lino Sartori, Joel Martins de Paiva, Israel Benedito de Oliveira, Aparecido Pereira Borges, Luiz Antônio Tavares, José Carlos Nascimento Camarinha, Jorge de Araújo, Wanda Rios Teixeira Coelho, Augustinho Marin Júnior, Idílio Nelson Rodrigues, Luiz Besson, Edvaldo Donizeti de Godoy, Jorge de Araújo, Roberto Mariano Marsola , José Paula da Silva e o atual Presidente Marco Antônio Valantieri.

Em relação ao período anterior a 1945, recomendamos a leitura da magnífica obra do professor José Magali Ferreira Junqueira, intitulada Santa Cruz do Rio Pardo: Memória, onde, a partir da página 13, encontramos valiosas informações sobre a história do legislativo local, complementada por importantes dados encontrados às páginas 53 e 54 quando o autor discorre sobre a criação de nossa cidade. No texto, há referências à atividade camarária em 1896 e à atuação do então Vereador José Nestor de França, esclarecendo-se que, em verdade, a Vila de Santa Cruz só iria conquistar a categoria de cidade, de forma definitiva, em 1906, pela lei estadual 1.038.

Atualmente, a Câmara do Município conta com 13 Vereadores, eleitos no último pleito, para um mandato de quatro anos (2.017 - 2.020), como consta no link Mesa de Vereadores do menu principal.